EVIPNet promove workshop de resposta rápida para políticas informadas por evidências

20/12/2016 às 18h12 Compartilhar

O I Encontro Nacional da Rede para Políticas Informadas por Evidências encerrou com um workshop de resposta rápida para políticas informadas por evidências, ministrado por Jorge Barreto (Fiocruz-DF) e Evelina Chapman (Ministério da Saúde da Província de Buenos Aires), colaboradores da EVIPNet Brasil. Foi a primeira vez, desde o estabelecimento da rede no país, que houve uma reunião para a concepção de um modelo metodológico para resposta rápida nas Américas.

Durante a oficina, foram apresentadas evidências científicas sobre o uso de resposta rápida na tomada de decisão e discutidas estratégias adotadas por instituições de outros países como Uganda e Canadá. Na América do Sul, ainda não existe esse serviço, e a EVIPNet Brasil pode ser pioneira no uso de um modelo que atenda rapidamente às necessidades dos gestores sem perder a confiabilidade das evidências apresentadas. Para isso, é necessário que o método siga sendo transparente e sistemático. É preciso discutir quais os melhores “atalhos” para que as melhores respostas possam ser oferecidas aos gestores em tempo hábil.

O workshop ocorreu em 14 de dezembro de 2016, em Brasília-DF, e reuniu integrantes de vários grupos de trabalho e núcleos de evidências da EVIPNet Brasil, bem como colaboradores que participaram do início da rede no país, como Ulysses Panisset (UFMG/MG).

Fotos:

Destaques