Segundo Diálogo Deliberativo nacional da EVIPNet Brasil discute sobre o uso de evidências científicas na tomada de decisão

02/10/2015 às 09h00 Compartilhar

dialogodeliberativoA EVIPNet Brasil realizou, no dia 30/09/2015, em Brasília-DF, o Diálogo Deliberativo da síntese  Estimulando o uso de evidências científicas na tomada de decisão. Participaram da mesa de discussão 11 representantes da gestão, academia e sociedade civil, além de ouvintes dos grupos de trabalho da Rede para Políticas Informadas por Evidências.

Esse foi o segundo Diálogo Deliberativo nacional, com o objetivo de considerar as evidências à luz das visões e conhecimentos dos interessados ou afetados pelo tema. O diálogo seguiu a metodologia das ferramentas SUPPORT e foi regido pela regra de Chatham House, ou seja, as informações podem ser compartilhadas livremente, mas a identidade e afiliação dos participantes devem ser mantidas em sigilo.

Durante o diálogo, os participantes apontaram a necessidade de institucionalização do uso de evidências científicas e de maior transparência no processo de formulação de políticas como estratégias importantes na tomada de decisões em saúde. Consideraram também que a evidência não é neutra, pois a atividade de pesquisa também é permeada por interesses econômicos e sócio-políticos.

Com relação à tradução do conhecimento como forma de solucionar o problema do baixo uso de evidências na tomada de decisão, ressaltou-se a responsabilidade do jornalismo nesse processo. Também se apontou que é preciso diversificar linguagens e produtos para públicos-alvo diversos, para que se mantenha a equidade no acesso à informação.

Os participantes fizeram sugestões para expandir o alcance da síntese de evidências, sempre reforçando a importância da articulação entre pesquisadores e gestores num esforço de promoção da saúde global, não só no combate a problemas pontuais de saúde, de modo a alinhar o discurso com a prática.

O Diálogo Deliberativo terá um sumário, a ser divulgado futuramente.

Destaques