Tuberculose em população de rua é tema de diálogo deliberativo da Fiocruz Brasília e EVIPNet Brasil

04/07/2016 às 18h11 Compartilhar

Aconteceu no dia 22 de junho de 2016, em Brasília – DF, o diálogo deliberativo da síntese de evidências Adesão ao tratamento de Tuberculose pela População em Situação de Rua. A Fiocruz Brasília produziu a síntese e realizou o diálogo como parte do projeto selecionado na Chamada Pública de Apoio a Projetos de Políticas Informadas por Evidências pela metodologia EVIPNet de 2014.

Participaram da conversa sobre o tema representantes da gestão municipal, estadual e federal, da comunidade acadêmica, e de organizações sociais civis.

O grupo de trabalho da Fiocruz apresentou um problema de saúde prioritário, pois a tuberculose é transmitida pelo ar, e a dinâmica da vida na rua causa baixa adesão ao tratamento e muitas vezes torna a doença mais grave.

O diálogo deliberativo seguiu a metodologia prescrita nas Ferramentas SUPPORT e a regra de Chatham House, que permite a divulgação do conteúdo, mas proíbe a identificação e afiliação dos participantes ao que foi falado.

Oportunamente a EVIPNet Brasil divulgará o sumário do diálogo e a versão revisada da síntese de evidências.

A importância do diálogo deliberativo na metodologia EVIPNet está na possibilidade de aproximar as partes interessadas na temática tratada e encontrar pontos de harmonia entre as visões, o que aumenta a probabilidade de uso da evidência na formulação de políticas e no dia-a-dia das práticas de saúde. 

Fotos:

Destaques