brasil evipnet

Recursos Educacionais

  1. Home
  2. >
  3. Capacitações em PIE
  4. >
  5. Curso Introdutório de PIE

Cursos Introdutórios de Políticas Informadas por Evidências

Introdutório de Políticas Informadas por Evidências (HCor)

Este curso foi desenvolvido, por meio do projeto “Apoio às Redes Colaborativas para Inovação e Tradução do Conhecimento”, desenvolvido pelo Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde do Hospital do Coração – LICS/HCor, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).  

É um curso autoinstrucional, com carga horária de 8 horas, abordando os seguintes temas de saúde: Tomada de decisão em saúde; Conceito e papel das evidências; Tipos de evidências; Barreiras no uso de evidências; Conceito e papel das PIE; Construção da PIE – etapas do processo, arranjos organizativos e recursos necessários; Papel dos atores sociais no contexto das PIE e Rede Colaborativa de PIE.   

Informações

Carga horária total: 8 horas 

Modalidade: a distância 

Formato: autoinstrucional 

Certificação: disponível logo após a finalização do curso  

Público-alvo:  Gestores de saúde, de agências financiadoras e de outras áreas; Profissionais de saúde e outras áreas; Pesquisadores que buscam aproximação com a temática; Usuários dos serviços de saúde. 

Introdutório de Políticas Informadas por Evidências (OPAS)

Este curso foi desenvolvido pela Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS – para apoiar o desenvolvimento de capacidades para fortalecer as Políticas Informadas por Evidências – PIE na Região. 

A OPAS coordena a Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Americas) na Região, integrada à EVIPNet Global, presente em todas as regiões e coordenada pela Organização Mundial da Saúde. Seu objetivo é formar redes entre governo, academia e sociedade civil para fortalecer políticas e sistemas de saúde e melhorar seus resultados por meio do acesso, avaliação, adaptação e uso contextualizado de evidências científicas na tomada de decisões. 

É um curso autoinstrucional, dividido em 11 módulos e carga horária de 44 horas. Os conteúdos e métodos de trabalho são adaptados das Ferramentas SUPPORT (SUPporting POlicy relevant Reviews and Trials) para Políticas Informadas por Evidências, que foram adotadas pela EVIPNet Américas, bem como outros recursos recentes. 

Informações

Carga horária total: 44 horas    

Modalidade: a distância, síncrono  

Formato: virtual sem tutoria  

Certificação: disponível logo após a finalização do curso