A Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet)
É uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com suas representações regionais e Ministérios da Saúde dos países membros, para promover o uso sistemático e transparente de evidências científicas no desenvolvimento e aprimoramento de políticas de saúde. Essa iniciativa proporciona o intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil, facilitando formulação e a implementação de políticas, e a gestão dos serviços e sistemas de saúde informados por evidências científicas.
A Rede EVIPNet Brasil é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, e tem como integrantes pesquisadores, gestores e profissionais de saúde de instituições envolvidas com o tema de políticas informadas por evidências.
Secretaria Executiva:
Coordenação-Geral de Evidências em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia – (CGEvi/DECIT/SCTIE/MS)
Membros do Conselho Consultivo:
Ministério da Saúde, representante de todas as secretarias;
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS);
Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/OPAS/OMS);
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco);
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ);
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS);
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
A composição do Conselho Consultivo foi estabelecida pela Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017. Neste momento, a portaria supracitada encontra-se em processo de atualização, visto que algumas instituições sofreram alterações na sua composição e/ou foram extintas.