8. Considerações finais

Esperamos que este documento incentive a elaboração de diálogos sistematizados e transparentes para que as PIE continuem avançando e disseminando os processos de tradução do conhecimento.

  • Leia e releia a diretriz

Para que os materiais de experiências, vídeos, depoimentos coletados nessa diretriz sirvam para você refletir sobre possíveis barreiras e facilitadores que possam encontrar no seu contexto local.

  • Planeje o desenvolvimento do diálogo

Utilize os conteúdos abordados para cada fase do processo de construção do diálogo e identifique cada ator envolvido com suas atribuições específicas. Isso fará que você tenha um planejamento prévio de todas as fases e de todos os envolvidos.

  • Adapte os processos ao seu contexto

Verifique se você tem os recursos necessários para desenvolver as atividades que um diálogo contempla, adaptando o que é possível e garantindo que os objetivos sejam alcançados.

  • Converse com outros grupos e pessoas que realizam ou já realizaram diálogos para troca de experiências

Esta diretriz não esgota o assunto e nem todos os temas pertinentes a um diálogo deliberativo. Temos a Rede EVIPNet que incentiva e reúne instituições e pesquisadores a colaborarem com todo o ciclo de produção e tradução de conhecimento.