Criação da Rede EVIPNet pela Organização Mundial da Saúde
Sobre a Rede
A necessidade de fomentar o uso de evidências para subsidiar o processo de tomada de decisão em saúde culminou na criação de uma rede denominada Evidence-Informed Policy Network (EVIPNet). O objetivo central é fortalecer políticas e sistemas de saúde pública mediante o uso sistemático de evidências de pesquisa. A EVIPNet é uma iniciativa desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde 2004, esta iniciativa visa promover o uso sistemático de evidências para o desenvolvimento e a implantação de políticas e programas de saúde, por meio de parcerias entre tomadores de decisão, gestores, pesquisadores e sociedade civil organizada.
No Brasil, a EVIPNet iniciou em 2007 e foi institucionalizada pelo Ministério da Saúde em 2009, coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE). A EVIPNet Brasil foi elencada e reconhecida como rede de pesquisa em saúde na Portaria de Consolidação das normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde (Portaria de consolidação n° 3, de 28 de setembro de 2017, capítulo III, anexo XXV). A rede já contava com duas portarias publicadas pelo gabinete do ministro da saúde que garantiam a sua institucionalização: Portaria GM/MS n° 2.363 de 07/10/2009 (institui e define atribuições do conselho consultivo da EVIPNet Brasil) e Portaria GM/MS n° 2.001 de 12/09/2013 (altera o art. 2° da Portaria GM/MS n° 2.363 de 07/10/2009). Com a portaria de consolidação, as portarias mencionadas foram revogadas e seus conteúdos unificados na Portaria de consolidação n° 3, de 28 de setembro de 2017, capítulo III, anexo XXV.
A Rede EVIPNet inicialmente foi integrada por 26 instituições organizadas em Grupos de Trabalho (GT), dos quais 13 compõem os denominados Núcleos de Evidência (NEv). Essa configuração foi adotada para garantir a institucionalidade dos processos de implementação dos grupos em nível local. O primeiro NEv foi implantado em 2010, no município de Piripiri, estado do Piauí, com o objetivo de apoiar a melhoria de resultados em saúde no contexto local. A partir dessa experiência, a EVIPNet Brasil ampliou a implementação dos NEvs, a fim de favorecer a disseminação das PIE no país.
As atividades da EVIPNet Brasil envolveram suporte à expansão da rede, capacitação em PIE, produção de sínteses de evidências e realização de diálogos deliberativos, também conhecidos como diálogos de política, utilizando as Ferramentas Supporting Policy Relevant Reviews and Trials (SUPPORT), principal referencial metodológico da EVIPNet na época.
Atualmente, a rede EVIPNet Brasil está em fase de reestruturação; neste processo, a rede promoveu a realização de eventos, publicação de ferramentas metodológicas e lançamento de cursos e outras iniciativas.
Para mais informações sobre a estrutura da rede, consulte as páginas do Conselho Consultivo e Secretaria Executiva.
Criação da Rede EVIPNet pela Organização Mundial da Saúde
Início da Rede EVIPNet no Brasil
Institucionalização da Rede EVIPNet no Brasil com a publicação da Portaria GM/MS nº2.363 de 07/10/2009
Publicação da Portaria nº 2.001 de 12/09/2013
Publicação da Portaria de Consolidação nº 3 de 28/09/2017
Realização dos eventos
Pré-Evento - Rede EVIPNet Brasil - Fortalecendo o trabalho em Rede
Encontro da Rede EVIPNet na Semana de inovação
WHO global Evidence-to-Policy Summit 2021
Relançamento do Portal da Rede EVIPNet Brasil