As inscrições para o Programa de Inovação do Projeto Inova Dados estão abertas! O Programa de Inovação é uma das etapas do desenvolvimento do Projeto Inova Dados, iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Decit/SCTIE/MS).
O Inova Dados propõe otimizar o uso de informações e evidências científicas na área da saúde. O Projeto visa reestruturar dados e evidências, reunindo em uma única plataforma de dados toda a produção científica dos estudos financiados pelo Ministério da Saúde (MS). Com a melhoria da gestão das informações científicas, será possível atender demandas e necessidades com ainda mais precisão e incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico na tomada de decisões dentro do sistema de saúde.
Já o Programa de Inovação irá auxiliar na modelagem de ideias tecnológicas inovadoras, sejam elas incrementais ou disruptivas, para gerenciamento de dados, informações e evidências científicas gerados pelo MS, com foco no aprimoramento do SUS.
O desenvolvimento dessa iniciativa prevê a realização de um Hackathon, com uma etapa virtual e outra presencial, um programa de aceleração e um Demo day. Durante esse processo, os competidores serão incentivados a criar estruturas de programação que unifiquem o caminho da informação científica produzida pelo MS: coleta, processamento, armazenamento, análise e disseminação. A organização dessas etapas está sob o gerenciamento do Instituto Campus Party, contratado pelo Decit via Organização Pan-Americana da Saúde.
O Hackathon é uma maratona de inovação para criar soluções de problemas de base tecnológica, visando à elaboração de um protótipo de laboratório de dados, informações e evidências para gerenciamento e melhoria do processamento e armazenamento de dados, o que possibilitará uma melhor disseminação e mais visibilidade dos resultados das pesquisas financiadas e executadas pelo MS, aprimorando seu uso no SUS. O Demo Day consiste na apresentação das soluções às iniciativas públicas e privadas, para que sejam implementáveis.