1º Encontro Inovador da Amazônia Ocidental/Oriental de Evidências Científicas em Saúde reuniu atores para a institucionalização do uso de evidências científicas
27/08/2024
A Coordenação Geral de Evidências em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (CGEvi/DECIT/SECTICS/MS) participou do 1º Encontro Inovador da Amazônia Ocidental/Oriental de Evidências Científicas em Saúde (EI Amo Evidências), em Porto Velho-RO.
Com uma plateia repleta de estudantes de medicina, gestores e profissionais da saúde, o evento foi realizado nos dias 27 e 28 de agosto, organizado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília, Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul-Pantanal, com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/SECTICS/MS) e da Rede EVIPNet Brasil. Também apoiaram o encontro a Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia (SESAU RO), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Epidemiologia da Amazônia Ocidental (INCT EpiAmO) e o Centro Universitário São Lucas Porto Velho (São Lucas PVH).
Durante o encontro ocorreram debates, reflexões e construção de estratégias para a institucionalização do uso de evidências científicas no processo decisório, de forma sistemática, transparente e contextualizada, no âmbito da gestão estadual de saúde na Amazônia Legal.
Ações conjuntas no uso de evidências
Prof. Andreimar Soares, Especialista em Ciência e Tecnologia no âmbito da Produção e Inovação (Fiocruz Rondônia), ressaltou a importância do evento e do trabalho em conjunto com diferentes experiências. “Hoje a maior missão que todos compartilhamos é a transformação social. A implantação de um Núcleo de Evidências (NEv) em Rondônia era um sonho conjunto e que se tornou realidade com o apoio de todos”, disse.
Aurelina Aguiar (CGEvi/Decit/SECTICS/MS) apresentou a estrutura da coordenação e sua missão na implementação das PIEs. Além disso, reforçou o trabalho realizado na conscientização, educação sobre a importância do uso de evidências científicas na tomada da decisão pelos gestores e na implantação de políticas públicas de saúde. Também falou sobre a rede EVIPNet Brasil e o trabalho realizado para agregar NEvs de todo país e oferecer capacitação aos técnicos, cursos e promover Chamadas Públicas para incentivar a cultura do uso de evidências científicas.
Para Aurelina, as oficinas realizadas no encontro foram fundamentais para o momento de implantação do NEv Amo evidências na região. “São momentos assim que possibilitam debates, reflexões e trocas de conhecimento em prol do uso das evidências para informar a tomada de decisão em Saúde. O evento é um grande avanço que possibilita a institucionalização das Políticas Informadas por Evidência, principalmente em âmbito local”, ressaltou.
Jorge Barreto (Fiocruz Brasília) disse que “trabalhar com evidências é inspirador e é um trabalho que deve ser realizado em conjunto”. O pesquisador trabalha com o tema há mais de 20 anos e é responsável pela implantação do primeiro NEv no País, em Piripiri-(PI), inspirando a temática.
O encontro também contou com a importante presença dos núcleos de evidências da Rede EVIPNet Brasil, representados por Sandra Leone (NEv Pantanal), Ilana Mirian (REPNEv/MA) e Rachel Riera (NEP/Sbeats / NEv-HSL, fundamentais para a realização das oficinas.
Representantes do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) falaram sobre a importância da descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF), visando promover o desenvolvimento científico e tecnológico para atender as peculiaridades e especificidades de cada região do País e contribuir para a redução das desigualdades regionais.
Evidências no processo de tomada de decisão
Uma tendência global, o uso de evidências em políticas e serviços de saúde tem o objetivo de buscar os melhores resultados com recursos limitados. Sua implementação pode auxiliar na aplicação de recursos com mais eficácia, visando uma maior efetividade na promoção, prevenção e atenção à saúde. Assim, o encontro visou institucionalizar as Políticas Informadas por Evidências (PIEs) principalmente em âmbito local, e contribuir na criação e consolidação dos NEvs na Amazônia e do NEv/AMO EVIDÊNCIAS de Porto Velho em Rondônia.
As ações estratégicas realizadas no evento vão ao encontro do objetivo do Decit/SECTIS/MS de fomentar e fortalecer o uso de evidências para subsidiar o processo de tomada de decisão em saúde, fortalecendo assim políticas e sistemas de saúde pública com o uso sistemático de evidências de pesquisa e tradução do conhecimento.
Fonte: Vicente Ramos/Ministério da Saúde.
Outras notícias