brasil evipnet

Ministério da Saúde abre Consulta Pública sobre guia de participação social para evidências em Políticas

30/04/2024

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Decit/SECTICS/MS), em parceria com o Hospital do Coração, abre a consulta pública para contribuições na publicação “Diretriz Metodológica para Diálogos Deliberativos”.  

Os “Diálogos Deliberativos” são uma ferramenta em que são reunidos públicos diversos envolvidos em uma determinada temática, e que, juntos, discutem suas diferentes perspectivas, vivências, expectativas e desafios no tema selecionado. Essa interação cria “evidências coloquiais” para solucionar o problema público escolhido. Essa metodologia aprimora a contribuição de evidências da participação social nos processos de decisão de gestores. 

Desenvolvido por meio do programa PROADI-SUS, o guia “Diretriz Metodológica para Diálogos Deliberativos” objetiva apoiar tanto os pesquisadores que elaboram sínteses de evidências para subsidiar políticas públicas, quanto gestores de saúde na tomada de decisão, apresentando os principais conceitos e etapas necessárias para a condução de um Diálogo Deliberativo.  

A Consulta Pública dessa diretriz busca receber sugestões e críticas construtivas para o seu aprimoramento, tornando-a mais completa, clara, objetiva e de fácil uso.  

As contribuições podem ser feitas até 10/05/2023, acessando este link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-dialogos-deliberativos  

Fonte: Decit/SECTICS/MS.

Outras notícias