brasil evipnet

EVIPNet Brasil integra encontro sobre formulação de políticas públicas

Realizado pela Universidade de Sorocaba (Uniso), em São Paulo, evento reuniu os principais atores na discussão sobre uso de evidências e tradução do conhecimento.

08/08/2024

Nos dias 8 e 9 de agosto ocorreu o VII International Workshop in Rational Use of Medicine, IV Worknowledge in Evidence-Informed Policy e I Encontro Integrado de NATS/REBRATS NEVs/EVIPNet e Coalizão Brasileira pelas Evidências, evento conjunto entre Redes, onde se estabeleceu um marco significativo no campo da utilização de evidências para a formulação de políticas públicas.  

O encontro reuniu membros da academia, da sociedade civil e da gestão pública para discutir e fortalecer a integração entre a produção científica e a tomada de decisões em políticas e intervenções sociais, proporcionando troca de conhecimentos e experiências, além de promover a cultura da Política Informada por Evidência (PIE), crucial para o desenvolvimento social e econômico sustentável.

Izabela Fulone, do Núcleo de Evidências (NEv) da Coordenação-Geral de Evidências em Saúde (CGEvi), ressaltou que todo trabalho realizado é voltado para o uso de evidências na tomada de decisão, utilizando métodos rigorosos, transparentes e sempre com muita ética, competência e articulação.

“A sínteses de evidência são feitas para auxiliar a tomada de decisão dos gestores do Ministério da Saúde”, afirmou.

Rede EVIPNet – conexão entre gestores, pesquisadores e sociedade civil

Camila Lasse, da Secretaria Executiva da Rede EVIPNet Brasil (CGEvi) explicou sobre como funciona a rede EVIPNet, os desafios e as ações realizadas, como ofertas de cursos, oficinas de sensibilização e lançamento de Chamadas Públicas para que sejam submetidos projetos.

Camila afirmou que já foram mapeados e reconhecidos 36 NEvs, que recebem apoio técnico, monitoramento e acompanhamento das produções. Há também o empenho de identificar e reconhecer mais NEvs em todos os estados do País.

Entre os desafios apresentados estão a tradução do conhecimento, integração e fortalecimento de novas parcerias em redes, como EVIPNet e a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), além de aumentar o diálogo e aproximação entre redes.

Por isso, além dos projetos já realizados, estão previstas a realização de uma nova chamada de Síntese de Evidências, de oficinas de sensibilização e oficinas de capacitação aos NEvs.

O encontro promoveu a interação entre diferentes atores e fomentou a discussão sobre estratégias de tradução de evidências para o impacto local, auxiliando no desenvolvimento de políticas públicas de saúde e tomada de decisão, que refletem em toda a sociedade. 

Fonte: Vicente Ramos/Ministério da Saúde.

Outras notícias