brasil evipnet

Encontro dos Núcleos de Evidências em Saúde discute os desafios e expectativas para o ano de 2025

Participaram da reunião 36 Núcleos de Evidências (NEv), com representantes de várias regiões do Brasil

27/11/2024

A Coordenação -Geral de Evidências em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (CGEvi/Decit/Sectics/MS) realizou no dia 27 de novembro de 2024 um encontro online com os representantes dos Núcleos de Evidências em Saúde (NEv) para informar as principais atividades desenvolvidas pela CGEVI no âmbito das Pie e conhecer os membros da rede. 

Os NEvs atuam no fomento de estudos secundários, com levantamento e síntese de evidências científicas, apontando estratégias para fortalecer e institucionalizar o uso de evidências científicas na implementação de políticas públicas, em tempo oportuno, e auxiliam os gestores vinculados ao Ministério da Saúde na tomada de decisão e no enfrentamento de situações urgentes. 

Na abertura da reunião o Coordenador da CGEvi, Fábio Cavalcanti, apresentou um recorte das ações em pesquisa científica que estão sendo realizadas no Brasil e os resultados alcançados no ano de 2024.  Ele explicou os conceitos, os objetivos e as funções dos membros que compõem a estrutura da Coordenação-geral de Evidências dentro do Ministério e, também, na Rede EVIPNet Brasil (Rede para Políticas Informadas por Evidências). “A nossa perspectiva para a construção da EVIPNet Brasil é trabalhar para fortalecer o intercâmbio entre gestores, pesquisadores e sociedade civil”, ressalta Cavalcanti.  

O Coordenador expôs, ainda, as principais atividades desenvolvidas pela CGEVI no âmbito das Políticas Informadas por Evidências (PIE), mostrou o Portfólio de Produtos atualizado e lançado pelo NEv-central (CGEVI), mencionou a importância dos cursos, oficinas, eventos e especializações realizadas ao longo deste ano, com todas as ações visando integrar e construir uma rede mais forte, robusta e articulada. 

Expectativas para 2025 e desafios da EVIPNet Brasil  

Sobre os desafios da EVIPNet Brasil, foram apontados pontos como as questões orçamentárias para garantir o financiamento para novas ações, a sustentabilidade da Rede e o aumento do número de Núcleos de Evidências no país. A CGEvi está trabalhando para desenvolver as capacidades técnicas e institucionais, maximizar esforços e habilidades, estabelecer novas parcerias em rede, monitorar o uso de estudos produzidos e aumentar a força de trabalho dos NEvs.  

Na linha de frente, a coordenação busca aprimorar a articulação para a captação de demandas e implementar o serviço de resposta rápida em todos os NEvs. De acordo com Fábio Cavalcanti “é preciso fazer uma gestão muito mais assertiva em um prazo muito menor levando em consideração os enfrentamentos políticos. A coordenação está articulada para garantir suporte e estrutura dos Núcleos”, afirma. 

A expectativa para o ano de 2025 é produzir todos os estudos solicitados pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde com o intuito de subsidiar a tomada de decisão dos gestores. “Essas demandas não são de governo, mas relacionadas as políticas em saúde e com o objetivo de fortalecer o sistema público no Brasil”, ressalta o Coordenador.   

Para o ano que vem a CGEvi espera, ainda, realizar encontros nacionais com o objetivo de fortalecer a Rede e promover a continuidade do processo de implantação da institucionalização e do uso de PIE nas instituições. Entre as metas também está a publicação do Regimento Interno da Rede EVIPNet. 

Apresentação dos Núcleos de Evidências   

Participaram da reunião os Núcleos de Evidência da rede no Brasil. Durante o encontro os representantes dos NEvs municipais e estaduais tiveram espaço para as apresentações e falaram das estruturas locais, desafios na área da saúde, formação e qualificação, a importância das pesquisas científicas, publicação de sínteses e a necessidade de ampliar os fomentos relacionados as pesquisas regionais. 

Essa iniciativa da CGEvi de aproximar os Núcleos foi elogiada pelos participantes como uma forma de conhecer outras experiências e juntos unirem esforços para alcançar os melhores resultados. O intercâmbio de conhecimento também irá auxiliar as equipes nas estratégias e no uso sistemático de evidências de pesquisa visando a efetividade das políticas e programas para a promoção, prevenção e atenção à saúde.  

Por fim, os Núcleos de Evidência em Saúde receberam um questionário para ser preenchido com as peculiares locais e regionais dos NEVs. Os representantes puderam relatar questões que envolvem tópicos sobre a estrutura física e operacional. As contribuições serão analisadas pela coordenação geral e acrescentadas no planejamento da área para subsidiar o nevs através das chamadas públicas. 

Encontro da Rede EVIPNet Brasil
Encontro virtual entre a Rede EVIPNet e os NEVs.

Fonte: Vicente Ramos/Ministério da Saúde.

Outras notícias