brasil evipnet

Guia sobre como implementar um Núcleo de Evidências em Saúde é lançado pela EVIPNet Brasil

08/01/2024

A Secretaria-Executiva da EVIPNet Brasil, em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês, apresenta o “Guia para Implementar um Núcleo de Evidências em Saúde”. Este guia, produto do projeto “Apoio à Formulação e Implementação de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (ESPIE)”, no âmbito do PROADI-SUS, visa oferecer uma visão abrangente dos benefícios e orientações sobre a criação de um Núcleos de Evidências (NEv).

Integrantes da EVIPNet Brasil, os NEvs fortalecem a capacidade das organizações de tomar decisões informadas por evidências científicas de qualidade para melhorar a saúde pública. São criados dentro de instituições, que com a metodologia da rede aprimoram sua priorização de dados e informações confiáveis sobre os problemas enfrentados e as opções para abordá-los.

Lançado no II Encontro Nacional da EVIPNet, ocorrido em 21 e 22 de novembro, o guia destaca como as evidências de alta qualidade são uma ferramenta indispensável para apoiar o desenvolvimento de políticas capazes de enfrentar problemas sociais complexos e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. À medida que as instituições governamentais buscam estratégias para melhorar a capacidade institucional de coletar, analisar e utilizar evidências em suas decisões, os Núcleos de Evidências atuam como facilitadores desse processo.

A criação de um NEv também contribui para o aumento da transparência e da responsabilidade na tomada de decisão da gestão, pois contribui para tornar o processo decisório mais acessível, favorecendo a comunicação e discussão com os grupos interessados.

O guia destina-se a organizações comprometidas em aprimorar a qualidade das políticas públicas ou a tomadores de decisão em busca de informações confiáveis para orientar suas decisões. A publicação fornece informações sobre como avaliar a necessidade de um NEv e orientações sobre o estabelecimento e gerenciamento eficaz desse núcleo.

Acesse o guia para aprimorar a capacidade decisória de sua organização e contribuir para políticas públicas mais embasadas em evidências: 

Fonte: Jessica Rippel/Ministério da Saúde.

Outras notícias