brasil evipnet

Novas publicações da Rede EVIPNet Brasil

29/03/2024

É com grande satisfação que divulgamos duas publicações recentes desenvolvidas no âmbito da Rede de Políticas Informadas por Evidencias (EVIPNet) Brasil para fortalecer o uso de Políticas Informadas por Evidências (PIE) nacionalmente.

O primeiro estudo é sobre a Adaptação Transcultural da ferramenta “Is research working for you? A self-assessment tool and discussion guide for health services management and policy organization”, que auto-avalia a capacidade institucional das organizações de Saúde em adquirir, avaliar, adaptar e aplicar evidências científicas na tomada de decisão de políticas. Ele foi desenvolvido pela equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), liderado pela pesquisadora Eliane Maria Medeiros Leal e demais colaboradores.

Já o segundo estudo publicado trata do tópico de Institucionalização das políticas informadas por evidências no Brasil. O estudo teve como objetivos avaliar capacidades, arranjos organizativos e barreiras à implementação dos Núcleos de Evidências (NEvs) da EVIPNet no Brasil. Sua elaboração foi liderada pela pesquisadora Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e contou com a colaboração de pesquisadores da Secretaria Municipal de Saúde do Campo Grande e da Fiocruz. 

Ambos os estudos contaram com a colaboração do Dr. Jorge Otávio Maia Barreto, pesquisador e idealizador das PIE no Brasil e da Rede EVIPNet Brasil.

Para saber mais, acesse os estudos na íntegra através dos links abaixo!

Links

Outras notícias