brasil evipnet

Lançamento de vídeo explicativo destaca funcionamento, desafios e metas da EVIPNet Brasil

05/01/2024

Em mais um passo para reforçar a importância do uso de evidências científicas na gestão pública, a Secretaria Executiva da EVIPNet Brasil lança um vídeo informativo sobre a rede. A produção aborda o que é a Rede EVIPNet Brasil, o que faz, seu histórico e seus principais atores. Ainda, discorre sobre o que é um Núcleo de Evidências (NEv), como é a sua atuação e como o trabalho em rede funciona, relacionando-se a todos atores envolvidos na saúde pública. O vídeo também expõe o funcionamento do Conselho Consultivo da EVIPNet, suas atribuições, suas relações com instituições de reconhecimento nacional e a participação da Sociedade Civil na rede.

 

Exibido pela primeira vez no II Encontro Nacional da EVIPNet, realizado em Brasília em 21 e 22 de novembro de 2023, com transmissão ao vivo, a produção tem o objetivo de aumentar o alcance da rede, explicar o seu funcionamento e difundir as políticas informadas por evidências no país.

Também são destacados os desafios enfrentados pelo ecossistema da EVIPNet Brasil, incluindo a coprodução do conhecimento, a minimização de duplicidade de esforços, e o desenvolvimento da capacidade técnica e institucional dos NEvs. A superação desses desafios conduz a uma rede mais integrada, capaz de responder eficientemente às demandas e contribuir para melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) e na saúde da população brasileira.

 

A Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet) é uma iniciativa global da Organização Mundial de Saúde (OMS), presente no Brasil desde 2007. Sua missão é estabelecer uma colaboração efetiva entre especialistas e organizações, visando aprimorar as políticas de saúde com base em evidências científicas de maneira transparente e sistemática.

 

Fonte: Jéssica Ripel/Ministério da Saúde.

Assista, compartilhe o vídeo e venha fazer parte da Rede EVIPNet Brasil:

Ficha técnica: Argumento: Aurelina Aguiar de Lima, Josicélia Estrela Tuy Batista e Osires Reis

Roteiro: Osires Reis

Revisão do Roteiro: Aurelina Aguiar de Lima, Samara Freire Valente Magalhães, Ediane de Assis Bastos, Grasiela de Sousa Pereira, Jessica Alves Rippel, Laura Patrícia da Silva e Patrícia de Campos Souto

Locução: Osires Reis e Sabrina Soares Rodrigues

Edição de Áudio: Osires Reis

Animações: Osires Reis

Revisão das Animações: Samara Freire Valente Magalhães, Ediane de Assis Bastos, Grasiela de Sousa Pereira, Laura Patrícia da Silva e Sabrina Soares Rodrigues

Outras notícias